Roteiro VLT

Sabia que você consegue visitar todos os pontos abaixo de VLT?

Não perca tempo e monte o seu roteiro!

Parada Antônio Carlos

A poucos metros desta estação está o Museu de Arte Moderna, que está com 50% para os Carioquinhas . Com projeto de Reidy, o Museu de 1958 tem importante acervo de artes plásticas e belos jardins de Burle Max.

Aproveite e caminhe até o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. Atração gratuita, o monumento guarda o túmulo do soldado desconhecido e o fogo sagrado, além de esculturas.

Parada Cinelândia

Visite Centro Cultural Justiça Federal é um espaço reconhecido por incentivar e garantir o acesso da população às diversas formas de expressão cultural. Confira a programação que o CCJF preparou para receber os carioquinhas.

Atrações:

Mostra de Repertório Pandorga 10 Anos – CCJF

Poderosa vida não orgânica que escapa (CCJF)

João o Alfaiate – Um Herói Inusitado (CCJF)

Pareidolia – Depois do Fim (CCJF)

Parada Colombo

Que tal participar de um sarau na belíssima Confeitaria Colombo ria Colombo? Confira a programação do Tour Império Musical.

Parada Praça XV

A poucos metros desta parada está o Espaço Cultural da Marinha. Conheça a história da navegação, visite um submarino e uma réplica de embarcação do descobrimento. Vá de barco até a Ilha Fiscal, onde foi realizado o último baile do império. Tudo com desconto de 50% no Carioquinha.

Parada Candelária

Além da histórica Igreja Candelária, que tem vista indevassável para a baía de Guanabara, nesta estação ainda estão a Pira Olímpica do Povo, remanescente dos Jogos Ri 2016, o Centro Cultural Banco do Brasil entre outros centros culturais.

Atrações:

Guanabara Canibal – CCBB

Parada São Bento

Fundado em 1590 por monges vindos da Bahia, o Mosteiro Beneditino do Rio de Janeiro de São Bento foi construído a pedido dos próprios habitantes. A igreja tem arquitetura barroca e está forrado por talhas barrocas douradas e ainda hoje realiza missas em latim e com cantos gregorianos. Você pode conhecer essa e outras igrejas do Rio no Circuito Carioca de Igrejas Históricas.

Parada dos Museus

Primeira parada do Boulevard Olímpico, onde está o Museu do Amanhã, construção arrojada que tem assinatura do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. O museu  têm uma política própria de descontos para cariocas e concede meia-entrada para quem é morador ou natural da cidade do Rio de Janeiro. Vizinho a ele, está o Museu de Arte do Rio – MAR, instalado em duas edificações de estilos diferentes, eclético e modernista, oferecendo 50% de desconto no Carioquinha. Às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos.

A Praça Mauá é o marco inicial do Porto do Rio e seu entorno estão o edifício A Noite, primeiro arranha céu do Rio, construído em 1930. No centro da praça está a estátua do Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Souza, grande empresário do tempo do Império.

Parada dos Navios

Pare para admirar o Mural Etnias, pintado pelo artista Eduardo Kobra, que retrata povos dos cinco continentes e que foi reconhecido pelo livro dos recordes como o maior grafite do mundo.

Nesta parada também está próximo um dos mais importantes sítios arqueológicos encontrados durante as escavações para a construção do Porto Maravilha: o Cais do Valongo ou Cais da Imperatriz, que junto a outros do entorno formam o Circuito Histórico e Arqueológico da Herança. O Cais do Valongo foi reconhecido recentemente domo Patrimônio Mundial da Unesco e com o tour Roteiros Geográficos do Rio você pode conhecer, de graça, toda a história que envolve essa atração.

Parada Utopia

O AquaRio tem 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, e é o maior Aquário Marinho da América do Sul. Lá estão em exposição 8 mil animais de 350 espécies diferentes. O aquário também já adota uma política própria de descontos para moradores e nascidos no Estado do Rio de Janeiro.

Parada Cidade do Samba

É onde estão os barracões das escolas de samba. No Carioquinha você poderá conhecer os bastidores de uma grande escola no Tour Escolas de Samba.

Parada Saara

Esta parada guarda uma preciosidade histórica: o Arquivo Nacional. Faça uma visita monitorada, totalmente gratuita, e entenda a importância da preservação do patrimônio documental do país.