Programa Carioquinha: nascer do sol na Pedra Bonita

unnamed-2

Sabe aquela pedra de onde o pessoal de asa delta pula? Pois é. Ela é que é chamada de Pedra Bonita. E você também pode apreciar uma das mais lindas visões do Rio de Janeiro lá de cima.

Eu fui experimentar ver o nascer do sol de lá e vou te dizer uma coisa: esse é um passeio para se colocar no currículo de qualquer carioca da gema.

Como se chega no alto da pedra?

unnamedPrimeiro uma coisa que precisa ficar bem clara. Não existe segurança no local onde se inicia a trilha. A única guarita que tinha na entrada, estava vazia. E já soube de gente que foi assaltada no meio da trilha. Como tudo no Rio, esse é mais um passeio de interesse turístico que está largado a própria sorte. E sorte é uma coisa que anda em falta ultimamente :s .

Dito isso e você segue firme no seu propósito de chegar lá, então acorde bem cedo. Tenha em mente que para chegar ao cume da pedra é preciso subir uma trilha de dificuldade média de aproximadamente uns 30 minutos. Então, leve isso em consideração para não perder o horário do nascer do sol.

Para chegar na trilha,  pegue a Estrada das Canoas. A entrada é a mesma que leva à plataforma de salto de asa delta. O ponto de referência é uma placa grande igual a do poeta Gentileza que diz “Gentileza Gera Gentileza”. Não vi nenhuma outra indicação.

A trilha começa antes da rampa. Fica na altura da guarita que citei acima. Chegando lá, é só começar a subir seguindo o caminho porque a trilha é única e não tem bifurcação. Mesmo com essa facilidade, não vá só. Vá pelo menos em dupla.

O que levar?

Uma lanterna e água. Nada mais. A lanterna é porque a mata é fechada, não existe iluminação nenhuma e você não enxerga nada a um palmo de distância na subida. Depois que o sol nasce é tranquilo e você desce vendo onde pisa. Foi ai que percebi que algumas partes da trilha é pavimentada com um calçamento semelhante aos das estradas imperiais, com pedras lisas e arrendondadas.

Vá alimentado ou leve um lanche para a volta. E use roupas leves e tênis confortáveis.

O que você vai ver?

15823368_10206425563478399_2126659830664011853_nDo alto você terá uma vista privilegiada da Zona Sul e Zona Oeste. E vai dar de cara com a cabeça da Pedra da Gávea.

O sol nasce no mar,  próximo às Ilhas Cagarras. A visão é deslumbrante. Compensa todo o esforço e te dá energia para o resto do dia.

unnamed-1

unnamed-3

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.