Calabouços de muita história

projeto_carioquinha_agosto_2015_rio_de_janeiro_riotur_presidente_forte_sao_josé_ilha_cobras

Pouca gente sabe, mas o arsenal da Marinha, no I Distrito Naval, está estabelecido em um pequeno arquipélago, chamado Ilha das Cobras. Lá, existe três fortificações: Fortaleza de Santa Margarida, Forte Agostinho e Fortaleza Pau da Bandeira. Em 1761, o complexo de fortificações recebeu o nome de Fortaleza de São José da Ilha das Cobras.

Na fortaleza é possível visitar os calabouços da edificação. Carregados de história, os caminhos de pedra são bastante estreito e claustrofóbicos, mas bastante estimulantes para os apaixonados por história. Do lado de fora da fortaleza, canhões antigos apontam para a boca da baía, de onde hoje se descortina uma das vistas mais bonitas da ponte Rio-Niterói. Vale ficarmuseu_1 por alí um pouco e ver a chegada dos aviões ao Aeroporto Santos Dumont.

Mais escondido ainda, está uma outra atração. Dentro do Hospital, em meio a movimentação normal dos médicos militares, está a cela em que Tiradentes esteve preso de maio de 1789 a 20 de abril de 1792, quando saiu para ser executado.  E se der sorte, pode ainda flagrar um ensaio da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais, consideradas uma das melhores do mundo! Nós presenciamos uma dessas maravilhas, olha só o registro!

As visitas são gratuitas e ocorrem sempre nos terceiros finais de semana de cada mês. As saídas são do Espaço Cultural da Marinha às 13h e 15h. Importante: não são autorizadas entradas de pessoas trajando bermudas e nem chinelos. Fique esperto para não perder a viagem. #ficaadica

2 Comments

Page 1 of 1
  1. Vânia Brito Daudt
    Vânia Brito Daudt

    Olá, onde fica o Espaço Cultural da Marinha ?
    Ilha das Cobras é na Ponte? ou no Arsenal Praça Quinze ?

    18 de fevereiro de 2016 at 11:14 Log in to reply.
    1. Martha Mendes (Listing owner)

      No Arsenal. Dentro do Primeiro Distrito Naval.

      19 de fevereiro de 2016 at 9:20 Log in to reply.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.