Conheça em primeira mão o Aquário Marinho do Rio de Janeiro!!

Em breve a cidade do Rio contará com mais uma atração incrível, que tem deixado muitas pessoas ansiosas esperando. É o Aquário Marinho do Rio, ou AquaRio, localizado na área revitalizada do Porto Maravilha, que até pouco tempo ficava escondida pelo viaduto da Perimetral.

a-grife-rio-450_8_novembro

Com tanques grandiosos e toda a infraestrutura necessária, a expectativa é que o AquaRio proporcione um entretenimento educativo e prazeroso ao público de todas as idades.

O AquaRio terá 26 mil m2 de área construída e a espantosa quantidade de 4,5 milhões de litros de água, sendo considerado o maior aquário marinho da América do Sul, contando com 8 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição. É de perder o fôlego, né?

Mas respire fundo e acompanhe a visita que o Carioquinha fez ao AquaRio, para você ficar sabendo de tudo!

DCIM131GOPRO

Carcaça de uma baleia Jubarte

No saguão da entrada, que é aberto ao público em geral, sem necessidade de pagar ingresso, fica o esqueleto de uma baleia jubarte, que encalhou na prainha. Neste espaço ainda serão colocadas velas presas ao teto, para que as pessoas entrem mesmo no clima marítimo.

 

Ao começar a visita, já é possível ver vários tanques, com diversos tipos de animais e decoração luxuosa de corais! Há cavalos-marinhos, peixes de todos os tipos e pequenos tubarões. Acima de cada tanque haverá uma tela contando a história de cada peixe, onde vive, o que come e seus principais hábitos.

unnamed (1)

Cavalo-marinho

unnamed (2)

Aquário com corais

unnamed (3)

Uma moreia e uma arraia

unnamed (4)

Tubarões

unnamed (5)

Anêmona

 

 

 

 

 

 

Os espaços mais concorridos são o que as pessoas podem tocar em algumas espécies, o de mergulho com tubarões, com cerca de 7 metros de profundidade, e o “tubo” por onde as pessoas passam, cercadas de água, arraias e peixes por todos os lados. Só indo lá pra ver, entender e sentir como é.

unnamed (7)unnamed (6)

Sente a experiência!

 

O tanque de toque e o de tubarões ainda não estavam funcionando nesta visita em que fizemos, mas estarão em pleno funcionamento quando o AquaRio inaugurar. Não esqueçam de ter bastante cuidado ao manusear as espécies e seguir todas as recomendações dos monitores.

Há também um espaço que dá a impressão de que nós é que estamos dentro de um aquário. Muito divertido!

unnamed (8)

As pessoas dentro do “aquário” e os peixinhos à esquerda

DCIM131GOPRO

O “aquário humano” visto por fora

Outro grande atrativo é o peixinho virtual. O visitante poderá navegar em um totem e adquirir e configurar o seu peixinho, escolhendo características como cor, tipo de cabeça, cauda etc., além de dar um nome a ele. Após isso é só comprar um cartãozinho com um chip embutido para sincronizar o seu peixinho virtual. Todas as vezes em que a pessoa voltar ao AquaRio e passar pelo circuito, o cartão será identificado e seu peixinho vai aparecer e interagir com você. O preço ainda não está definido, mas com certeza a brincadeira será bem divertida!

Futuramente, estão previstas visitas escolares, com monitores acompanhando. Mas não haverá este tipo de visitação no início das operações do AquaRio, devido ao grande número de visitantes esperado. A previsão é que estas visitas comecem somente no ano que vem, sem data certa ainda.

Dormir no AquaRio, festas infantis, visitas guiadas, mergulho com tubarões e visita aos bastidores serão algumas das atrações oferecidas, mas também não estarão funcionando logo que o AquaRio abrir. A previsão é que passem a funcionar apenas após 4 meses da inauguração, aproximadamente.

O AquaRio cederá espaços para o Projeto Tamar, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Manguezais, Inea e outros parceiros que se preocupem com a conservação dos oceanos. Haverá também lanchonetes e lojinha de souvenir.

unnamed (10)

Detalhamento de toda a estrutura do AquaRio

A inauguração está prevista para o início de novembro, mas os ingressos já estão sendo vendidos pela internet, e aconselhamos a comprar logo o seu, pois a expectativa pela inauguração do AquaRio está bem grande, já que o Rio de Janeiro é uma cidade com vocação natural para o turismo ligado ao mar.

Por enquanto o AquaRio está comercializando apenas os passaportes anuais, cheios de vantagens para os visitantes, que poderão entrar 30 minutos antes da abertura e fazer visitas durante 365 dias ininterruptos, a qualquer hora, sem enfrentar filas para entrar. O passaporte individual custa 180,00, para qualquer idade. Há também o passaporte família, por 360,00, que dá direito a dois adultos e duas crianças de 3 a 17 anos. Embora tenha o nome de “família”, não é necessário haver vínculo familiar, podendo ser adquirido por amigos que queiram dividir estas vantagens.

Depois de adquirir o passaporte, é necessário comparecer ao AquaRio para fazer uma foto e registrar as digitais. Com isso será confeccionada uma carteirinha, com a qual o portador terá acesso ao espaço nas futuras visitas. A cada visita a pessoa precisará também fazer a leitura das digitais para poder entrar. Ou seja, não é possível emprestar a carteirinha para outra pessoa.

O ingresso avulso será colocado à venda, também pela internet, nas próximas semanas. Os ingressos terão hora marcada para entrada, mas a visitação leva o tempo que a pessoa desejar. O preço da entrada será 80,00 e, promocionalmente, custará 60,00 para os nascidos e residentes no estado do Rio. Crianças e adolescentes até 17 anos, estudantes de 18 a 24 anos, maiores de 65 anos e portadores de necessidades especiais pagarão 40,00. Crianças até 2 anos não pagam para entrar.

Quem comprar o bilhete pela internet não precisará enfrentar filas nem passar pela bilheteria, bastando apenas apresentar o comprovante, que pode estar no celular ou impresso. Haverá uma catraca exclusiva para os cariocas fazerem a comprovação que dá direito ao desconto, por meio de documento oficial ou alguma conta.

O AquaRio conta com estacionamento rotativo, com serviço de manobrista, cobrado na saída. Mas também é possível chegar de VLT, que passa bem na frente, e tornar o passeio ainda mais divertido.

O AquaRio tem capacidade para receber cerca de 10.000 pessoas durante o dia. Você não vai querer ser um peixe fora d’água, né?

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.